terça-feira, 10 de maio de 2011

O Lado Positivo Da Ansiedade

  Pegando a Psicologia Evolutiva como base de raciocínio, vamos lançar um olhar esmiuçador de como a ansiedade, o medo e as reações fisiológicas que eles causam podem nos favorecer na aplicação da Defesa Pessoal e nos esportes de combate - no caso, o Taekwon-do.

  
  A Psicologia Evolutiva é uma das ciências dedicadas ao estudo e compreensão do comportamento humano. Ela afirma que a teoria da seleção natural (aquela, de Darwin!) não só explica adaptações fenotípicas fundamentais para a sobrevivência das espécies, mas também padrões de comportamento e, no caso do ser humano, de funcionamento mental.
  A ansiedade, certamente, é um dos mecanismos de adaptação ambiental mais eficazes, pois é compartilhado por uma infinidade de espécies. Ela vem acompanhada da emoção do medo, uma das mais absolutamente necessárias emoções para a sobrevivência. Embora, muitas vezes, o excesso de tais emoções possam causar transtornos e sofrimentos, ainda sim elas são imprescindíveis para a nossa manutenção física e para a convivência social. Tanto na Psiquiatria quanto na Psicologia, sabe-se que a ausência de ansiedade está no cerne de graves desordens de personalidade, como a psicopatia, tornando essas pessoas perigosas para si e para os outros, já que não sentem a ansiedade na forma de angústia, arrependimento ou medo pelos atos praticados.
  A função primária da ansiedade é nos proteger. Quando ficamos ansiosos, sofremos uma série de mudanças fisiológicas cuja finalidade é preparar nosso corpo para uma situação de luta e/ou fuga. O coração bate mais rápido, pois é necessário que o sangue seja bombeado com mais velocidade para os músculos, a fim de retesá-los e alimentá-los. A respiração também torna-se mais rápida, para que possamos absorver maior quantidade de oxigênio. As pupilas se dilatam para o sentido da visão ficar mais sensível. Sentimos pés e mãos frios, já que todo o sangue se acumula nas partes centrais do corpo, primeiramente para alimentar grandes músculos, secundariamente, para evitar que percamos excesso de sangue no caso de cortes e ferimentos nas extremidades, como é mais provável que aconteça. Por fim, o suor excessivo e frio serve para equilibrar a temperatura do corpo e torná-lo escorregadio caso seja preciso um confronto corporal.
  Quando um treinador é bem preparado e informado de Psicologia Esportiva, ele usa todos os atributos da ansiedade a favor do atleta ou aluno. Um bom profissional, ao invés de tentar anular ao grau mínimo tal emoção, deve direcionar e ajudar seus alunos a descobrir a medida certa de ansiedade que fará com que eles lutem melhor - seja numa competição de Taekwon-do ou numa situação real de Defesa Pessoal. A ansiedade bem trabalhada faz com que o atleta não evite o combate na hora de competir. Já na Defesa Pessoal, faz com que o aluno meça a real necessidade de lutar e, principalmente, em que momento. Um bom preparo dessa emoção também evita o excesso de coragem e confiança que levará a erros de cálculo, tais como reação fora de hora, excesso de combatividade, velocidade de reação inadequada, entre outros.
  Do ponto de vista evolutivo, a reação de ansiedade é fantástica em sua complexidade e eficácia! Saber usá-la de forma positiva faz parte dos grandes méritos de um mestre e, consequentemente, de seus discípulos.

Taekwon!!!

Quem quer que esteja fisicamente bem preparado pode fazer coisas incríveis com seu corpo. Mas quem junta a um corpo em forma uma cabeça bem cuidada é capaz de feitos excepcionais.” (Alexander Popov, melhor nadador da Olimpíada de 1996)


Bibliografia: 
1. Silva, Ana Beatriz Barbosa (2004). Mentes e Manias (Ed. Gente)
2.Machado, Afonso Antonio (2006). Psicologia do Esporte: da educação física escolar ao treinamento esportivo. (Ed. Guanabara Koogan)
3. Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário