sábado, 2 de julho de 2011

Estupro - Violência Extrema, Defesa Simples

  
    Infelizmente, a maior parte dos cursos de defesa pessoal para mulheres visam somente o condicionamento físico e deixam de dar ênfase a uma das partes mais importantes, que é o "condicionamento emocional", ou seja, o preparo psicológico para enfrentar qualquer possível situação de violência.
   Dados estatísticos indicam que há 1 caso de estupro a cada 7 minutos no Brasil e que 88% deles são cometidos "a mão livre" - sem uso de armas, sejam elas contundentes, cortantes ou de fogo. O agressor aproveita-se da fragilidade de sua vítima e, mediante intimidações das mais diversas ordens, acaba por satisfazer seu ímpeto libidinoso, imoral e hediondo. Costumeiramente, eles agridem a vítima verbalmente, atacam-na pelo pescoço, puxam cabelos, jogam-na ao chão e outros tipos de ataques simples, porém psicologicamente agressivos e efetivos contra a maioria das mulheres.
   Não há nenhuma dúvida de que a mulher "morre" quando é estuprada. A morte física pode até ocorrer, mas, a emocional é certa e difícil de reavivar. Quando incitamos a mulher a ter mais atitude, não o fazemos para que elas se tornem desnecessariamente agressivas ou saiam agredindo pessoas aleatoriamente. Nós o fazemos para que elas se utilizem de suas habilidades quando estiverem na eminência de morte - qualquer que seja ela. No caso dos estupros, geralmente, tais habilidades são simples, tendo em vista a forma elementar com que as vítimas geralmente são atacadas - vide parágrafo anterior.



Análise de Risco no Estupro

    O psicopata, antes de escolher sua vítima, analisa se há mais risco ou benefício naquele momento. Ele observa, primeiramente, o local e horário da abordagem. São vias de pouco movimento e em horários de pouco fluxo. Cerca de 78% dos casos ocorrem entre as 19h e 23h. Depois, a desatenção da suposta vítima é o que mais conta. A vestimenta e o tipo de cabelo da mulher são 2 fatores que também podem ser decisivos, pois uma calça jeans dá mais trabalho para ele despir do que uma saia ou vestido e cabelos compridos são mais fáceis de dominar.
   Para finalizar este tópico, trataremos rapidamente do modo de atuação do agressor e das possíveis atitudes da vítima.

  • Modo de atuação: ele precisa abordar uma vítima, utilizando-se do elemento surpresa. 
          Atitude: utilizar-se da 1ª regra da defesa pessoal, a ATENÇÃO.

  •  Modo de Atuação: ele imobilizará a vítima, intimidando-a para que, assustada e aterrorizada, ela não reaja.
          Atitude: utilizar-se da dissimulação e, logo após, reagir. O marginal não pode perceber que haverá uma reação, para que seja pego no elemento surpresa.

  • Modo de Atuação: alcançar seu objetivo - o coito forçado.
          Atitude: com habilidade em algumas técnicas de defesa contra estupro, isso não ocorrerá.

  • Modo de Atuação: escala ou desescala da violência, que é o momento em que o agressor decide se libera ou mata a vítima.
       Atitude: se você praticou qualquer técnica de defesa contra estupro, o agressor é quem se tornará a "vítima" desta decisão.

  • Modo de atuação: ele foge
          Atitude: bem, a decisão também é da mulher treinada! =D


Abraços a todos, Taekwon!!! ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário