quinta-feira, 21 de julho de 2011

Grandes Atletas da ITF pt. I

  Há algum tempo que eu queria inaugurar esta série aqui no blog, afinal, o Taekwon-do ITF não desfruta de muita divulgação nem via internet. Mesmo na rede, é dificílimo encontrarmos informações sobre grandes atletas e suas biografias, grandes marcas atingidas, feitos históricos, calendário mundial de competições, enfim, tudo relacionado a nossa modalidade. Até um resgate histórico da Arte coreana é difícil de pincelar! Mas, com dedicação, aos pouquinhos, a gente vai montando um panorama completo da ITF e, quem sabe, o Caminho de Choi não vira uma grande fonte de pesquisa para os apaixonados ?!
  Retomando, conforme citado, a série Grandes Atletas da ITF já era para ser parte do blog. Porém, havia um desejo pessoal de dedicar o post inaugural a uma mulher taekwondista. Já é tão difícil encontrarmos um bom material de atletas, em geral, imaginem de uma mulher lutadora? Mas, pesquisando bastante, cheguei à conclusão que, atualmente, o grande nome feminino do Taekwon-do ITF, é Joanna Paprocka.


  


  Joanna Paprocka é natural de Varsóvia, Polônia. Nascida em 25 de setembro de 1983, a atleta é formada em Educação Física e professora escolar atuante. Também é instrutora de Boxe, Esqui e Basquete. Iniciou seu treinamento no Taekwon-do ITF em 1995, é faixa-preta desde 2000 e III Dan desde 2007. Ela pesa 63Kg e atualmente é treinada por Thomas Szczepaniuk (V Dan). Faz parte da seleção polonesa feminina da ITF desde 1998 e também é árbitra da Associação Polonesa de Taekwon-do (principal federação do país). A atleta é tricampeã mundial (05, 07, 09) na categoria sênior e já conquistou diversos títulos em campeonatos oficiais e abertos nacionais, europeus e americanos, tanto individualmente quanto por equipes. Para conhecer um pouco mais da moça, aperte o tradutor do Google em http://www.paprocka.pl/ .



  Abaixo, escolhi algumas lutas as quais considero suas melhores atuações (das que são divulgadas na net). Observem a técnica apuradíssima, suas movimentações, seu estilo agressivo, o boxe exemplar e, principalmente, o Bandae Dollyo Tchagui bem colocado, afiado e nocauteador. Infelizmente, não há nenhum vídeo da polonesa disputando ou mesmo apenas executando Tuls. Aprendam mais um pouco e divirtam-se!!!

Abraços, Taekwon!!! ;D



Este vídeo é um promo da atleta, mostrando momentos bem interessantes!



Nesta luta, o Bandae Dollyo Tchagui no final é impressionante! Muito bem encaixado, genial!!!



Excelente movimentação, pernas, uso das mão, bastante agressividade... Empolgante!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário